quarta-feira, 30 de março de 2011

Resenha de Show: Iron Maiden no HSBC Arena - 2011

Parte II - Aí sim! Crônica de um show emocionante.

Quando chegamos na frente do HSBC Arena passava um pouco das 19:00. O cenário que se via na noite de segunda era completamente diferente da de domingo: sem fila, sem confusão. Portões abertos, muita gente de apoio orientando a entrada, estacionamenteo vazio, tranquilidade total. Era até preocupante, será que a galera não iria comparecer ao show? Mas já perto das 21:00 a casa de shows estava bastante cheia com um público estimado em 12 mil pessoas, mil a menos do que na noite de domingo. Com mais espaço na pista e um clima bem mais descontraído tudo apontava para um show daqueles de arrasar.
E foi exatamente isso. O Iron Maiden, mais uma vez, arrasou!


Às 21:20 as luzes se apagaram e começava a introdução de Satellite 15… The Final Frontier, a primeira das 5 músicas do novo disco que seriam tocadas no show. Dois telões laterais exibindo imagens de explosões espaciais. A galera recebendo a banda com a letra na ponta da língua. Em seguida, El Dorado, também nova. Aí vem o primeiro dos clássicos e quem resiste? Todo mundo pulando ao som de 2 Minutes do Midnight. Na sequência, duas novas: The Talismã e Coming Home. Esta, talvez a melhor música do disco novo, foi cantada por todos e tem tudo para virar um clássico, o refrão é lindo e funciona muito bem ao vivo. Dance of Death passou numa boa e depois The Tropper pra arrebentar. The Wicker Man, Blood Brothers, When the Wild Wind Blows também foram bem recebidas pelo público, mas a espera era pela dobradinha The Evil That Men Do e Fear of the Dark, as coisas ficaram re-al-men-te quentes ali. Absolutamente toda a Arena fazendo coro, uma coisa sensacional. Seguiram com Iron Maiden, também enlouquecendo a galera, principalmente quando um Eddie bestial sai devagarzinho por trás do palco criando um efeito genial. E daí pra três fantásticos clássicos do Maiden: The Number of the Beast, Hallowed Be Thy Name e Running Free, verdadeira lavada d'alma! Setlist completo, um - Boa noite, Rio! e ali acabava mais um show incrível do Iron Maiden. 


Claro, esperávamos um bônus pelo adiamento de domingo, uma música a mais no show para compensar o dissabor da véspera e coroar o esforço de voltar na segunda. Bem, não houve esse algo "a mais". O Iron, definitivamente, parece não ser uma banda dada a grandes papagaiadas com o público, os caras vão lá, tocam aquele som fuderoso, da maior banda de heavy metal tradicional de todos os tempos, e boa noite, é isso, it's done. Mas, e daí? Todo mundo saiu feliz do show, ninguém sentindo grandes faltas do tal algo "a mais". O que o Iron Maiden é nem cabe mais explicação, resenhas falando das guitarras de Dave Murray, Adrian Smith e Janick Gers, do baixo de Steve Harris, da batera de Nicko Mc Brain e do vocal do Bruce são desnecessárias, afinal são muitos anos de estrada e várias apresentações por aqui. Eu, que sempre gostei daquelas presepadas de banda usando camisa do Brasil, soltando frases em português, fazendo piadinhas e agrados pro público, confesso que senti falta disso no Iron, mas nesse show tive certeza de que o maior agrado que os caras podem dar pro público é o próprio show, as músicas fantásticas tocadas com maestria e bom humor. É maravilhoso assisitir uma banda que se diverte no palco e os caras do Iron passam isso o tempo todo pra galera, profissionalismo e diversão. E um heavy metal de arrepiar! Sempre!
UP THE IRONS!

  

Para ter uma idéia do que foi, dá um olhada aquí:

 http://www.youtube.com/watch?v=J_rBnF68R70

E aqui, no Eddie saindo por trás da bateria, genial.

http://www.youtube.com/watch?v=9GJEJ1_IYvg


Esse post é dedicado ao amigo Dagon, colega blogueiro do Hard & Heavy e grande fã da Donzela de Ferro.
Aí Dagon, no próximo Iron Maiden quero te ver lá!


SETLIST


Satellite 15... The Final Frontier
El Dorado
2 Minutes to Midnight
The Talisman
Coming Home
Dance of Death
The Trooper
The Wicker Man
Blood Brothers
When the Wild Wind Blows
The Evil That Men Do
Fear of the Dark
Iron Maiden

Bis:
The Number of the Beast
Hallowed Be Thy Name
Running Free

Hasta!


(Fotos de Ricardo Pacheco Cambeiro e Marcelo Alves)

2 comentários:

  1. Oi meu anjo, que inveja de vc, sério mesmo, como gostaria de ter ido a mais esse espetáculo que o Maiden faz por aqui, mas com certeza ano que vem eles voltam a dar as caras por aqui ou senão numa nova tour de um novo disco que tenho certeza irão gravar, que última fronteira que nada, essa banda ainda tem muito que dar, eles parecem garotões em cima de um palco e pra mim é praticamente uma religião, não há palavras para classificar essa maravilha.

    Mesmo não tendo ido fico contente por vc estar lá e poder compartilhar sua emocionante noite com a gente, quem sabe no próximo não iremos cantar esse clássicos juntos?

    Um beijo e obrigado pela lembrança!

    ResponderExcluir
  2. Claro que vamos, Dagon!
    Você tem toda razão, que fronteira final que nada, o Iron ainda tem muito gás.
    E eles tem que voltar, prometi pra filhota levá-la no próximo! Hehe.. e promessa é dívida, né?
    Sei do grande fã que você é, e que se pudesse estaria lá, com certeza. Por isso o post foi pra você. :)
    Abração!
    Lu

    ResponderExcluir