domingo, 6 de fevereiro de 2011
Gary Moore R.I.P.
O renomado guitarrista norte-irlandês Gary Moore, 58 anos, morreu neste domingo (6) durante o sono na Espanha, onde passava férias.
Moore fez parte do grupo Thin Lizzy, ganhou notoriedade por ter feito parte da formação original do grupo irlandês Skid Row (que não é a banda americana de Sebastian Bach) e, posteriormente, por sua carreira solo.
Na adolescência, segundo relata o site HotPress, entre o fim das décadas de 1960 - início de 1970, ele se mudou para a capital Dublin para ser um dos quatro membros da formação original do Skid Row - junto com Brush Shiels (baixo), Nollaig Bridgeman (bateria), Philip Lynott (vocal) e ele como guitarrista. Foi posto de lado pelos membros que queriam fazer da banda um trio, estilo Taste, de Rory Gallagher, e Jimi Hendrix Experience.
Na década de 1970, se juntou ao Thin Lizzy, substituindo o também guitarrista Eric Bell. Mas sua relação com o líder do Lizzy, vocalista e compositor Philip Lynott era extremamente competitiva. Havia muitos conflitos entre eles, e apesar disso foram trabalhando até que lançaram do hit Parisienne Walkways (1979) e, depois, o single, Out In The Fields (1985), que estreou em quinto lugar nas paradas britânicas.
Enquanto fez parte da banda de Jon Hiseman, Colosseum II, a maior parte de sua carreita Gary Moore liderou sua própria banda, fazendo músicas estilo hard rock, metal, influências de jazz em uma fusão com blues.
O primeiro álbum de Moore Band, intitulado Grinding Stone, é datado de 1973. Nos últimos anos, voltou às raizes com o primeiro lançamento de Still Got The Blues em 1991 e, posteriormente, Back To The Blues, em 2001. Ao todo, ele tem 20 álbuns de estúdio, e também seis ao vivo, incluindo o DVD em Montreaux.
Guitarrista genial, com uma voz incrível. Dia triste pros roqueiros e bluseiros.
Gary Moore - R.I.P.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Querida Lu! Quanto tempo!
ResponderExcluirPassei pra avisar que tô inaugurando o Plano Z.
Passe lá n’O Pântano Elétrico pra conferir.
Aquele abraço!
ML
Oi Maddy Lee, quanto tempo!
ResponderExcluirLegal, tá de blog novo.. vou lá conferir o Plano Z!
Abraços, da
Lu