segunda-feira, 5 de outubro de 2009

2Pac - All Eyez on Me


[2Pac - All Eyez on Me]
1996

Tupac Amaru Shakur (1971-1996), ou simplesmente 2pac, foi um controvertido rapper e ator norte-americano que mais vendeu álbuns na história do rap. 2pac começou a despontar como cantor de rap na década de 90. Suas músicas tratavam da violência, desigualdade racial e disputas com outros cantores de rap. Dono de um estilo extremamente agressivo, o rapper passou boa parte dos anos 90 entrando e saindo da cadeia: foi preso por porte ilegal de arma, envolvimento no assassinato de dois agentes policiais e condenando por abuso sexual. No final de 94, foi baleado 5 vezes, sobrevivendo milagrosamente e já no início de 95 foi preso por acusações de abuso sexual sendo sentenciado a quatro anos e meio de prisão. Mesmo estando na prisão, Tupac conseguiu lançar Me Against the Word, que estreiou em 1º lugar nas paradas e se tornou platina, estabelecendo 2pac como um dos rappers mais famosos e comercialmente bem sucessidos na era dos anos 90 e fazendo com que entrasse para história como o único artista a ter um álbum em primeiro lugar nas paradas estando preso. Depois de cumprir parte da pena na prisão, Tupac foi liberado e  no início de 96, lançou seu quarto álbum, All Eyez on Me, o primeiro álbum duplo da história do Rap. All Eyez on Me vendeu mais de nove milhões de cópias em 2 semanas e é considerado por muitos como o melhor álbum do gênero. Em meio a todo sucesso, Tupac foi assassinado a tiros em Las Vegas no final de 96, enquanto saía de uma luta de seu amigo Mike Tyson. Na época o crime não foi esclarecido mas muitos já acreditavam se tratar da rivalidade entre o hip hop produzido nas Costas Leste e Oeste, representadas, respectivamente, pelas cidades de Nova York e Los Angeles. Isso porque 2pac protagonizou com o também rapper Notorious B.I.G a mais polêmica richa entre estrelas do hip hop nos Estados Unidos. Naturais de Nova York, os dois começaram a carreira juntos cantando no grupo Thug Life mas, no início dos anos 90, iniciaram suas carreiras como cantores solo e deram início a uma incrível disputa. Menos de seis meses depois da morte de 2pac, Notorious foi a uma festa de premiação em Los Angeles, antigo território do rival, e acabou assassinado quando deixava o evento. O incidente foi considerado um acerto de contas. Somente em 2002, ficou comprovado que B.I.G pagou U$ 1 milhão para darem fim à vida de Tupac.



2pac é considerado o maior rapper de todos os tempos e seu álbum duplo All Eyez on Me, é considerado por muitos o melhor álbum do gênero já produzido.


Confiram aí o som do cara:

2pac - "Ambitionz Az a Ridah"
http://www.youtube.com/watch?v=ea2JCIsv3iU
 
 
Hasta!

Um comentário:

  1. "sou marcos brasileiro nato,queria dizer que sou um fãnzaso do 2pac,pra mim o melhor raper de todos os tempos,vai demorar pra nascer um raper que faça o que 2pac fez!!!!!!meu grande sonho é ver o clipe do 2pac cantando com o grupo bone na música "thug luv"meu sonho é poder achar ,c alguem tiver esse vídio me passa por favor
    meu orkut é djalemao_original@hotmail.com

    ResponderExcluir