iron maiden - sábado, 14 de março – praça da apoteose
a galera no metrô aos gritos de “ maiden, maiden...” já dava o tom da noite. faltando menos de 2 horas para o show sigo em pé no vagão olhando a rapaziada que entoa 2 minutes to midnight. é contagiante a vibração e não contendo o sorriso, começo eu também a cantar o clássico do iron maiden, assim como praticamente todos no vagão. ali, eu só conseguia pensar o quanto é bom ser a roqueira que sou e ter peito de encarar ir a qualquer show, mesmo sozinha.
fiz todo o percurso metrô praça onze-sambódromo rindo comigo mesma no meio da muvuca, lembrando do mano dizer mais cedo ao telefone que estava orgulhoso (porque a caçula aqui, com marido e filhos, curte rock mesmo e se mete em todos os shows, sozinha, sem medo de ser feliz porque o chamado do rock fala mais alto.. rs.. cadê a prudência? onde já se viu uma mulher na casa dos trinta, married, with childrens, deixar a família em casa e se aventurar no meio da multidão por sua própria conta e risco?)
entrei no curral apertado, passei na revista, comprei minha caipirinha e fui à luta por um bom lugar!
ainda no showzinho de abertura (ruim-toda-vida) da filha do steve harris, fincou-se ao meu lado um grupo animado de rapazes que me cumprimentaram entusiasmados. do outro lado, mais um grupo animado, de rapazes, e atrás: rapazes animados, e à frente? idem! onde diabos estão as mulheres nesse show?, eu pensei. e, não vendo um único ser do sexo feminino ao meu redor e por todo o meu raio de visão, tratei de beber logo minha caipirinha para nem pensar em ficar aborrecida com as insistentes abordagens vindas de um lado e de outro.
mas a galera era comportada: abordava, conversava (eu dispensava), numa boa. ou eu é que estava relax à beça depois da caipirinha fortíiiiissima que o cara preparou no bar improvisado. na verdade, eu estava era feliz da vida quando as luzes se apagaram e o show começou!
um show absolutamente fantástico, só com os clássicos do maiden! clássicos do metal, clássicos da minha geração de metal (geração que despertou para o rock pesado em janeiro de 85 no primeiro rock in rio, galera de baixo gávea, de caverna). todo o repertório estava na ponta da língua, há vinte e tantos anos. e cada música cantada em coro pela galera, multidão de mais de 20 mil pessoas!!! foi um show muito, muito, muito bom! não foi o melhor show que já vi na vida não, mas foi muito bom! senti falta de mais empatia do bruce d. com a galera, senti falta de um papo mais atencioso, aquela presepada mesmo de colocar a camisa de um time, pegar a bandeira do brasil... afinal, tantas juras de amor pelo rio de janeiro, e fazem um show maravilhoso, claro, mas igual, igualzinho aos outros todos da turnê em 2009. nem uma música diferente, nem uma surpresa, um bônus, um bis extra para os cariocas... mas foi um show pauleira do início ao fim, cheio de efeitos como explosões de fogos de artifício e altas labaredas no palco e contando ainda com a presença do mascote eddie, em versões à la powerslave e hi-tech.
e poder assistí-los tocando justamente o que considero sua melhor fase, músicas como aces high, powerslave, run to the hills, wrathchild, phantom of the opera, the trooper, rime of the ancient mariner, hallowed be thy name, iron maiden... uaaaaau... foi de tirar o fôlego!
de fato, o iron maiden no palco é algo impressionante com a bateria vigorosa de nicko mcbrian e o baixo possante e arrasador de steve harris; as guitarras de dave murray, adrian smith e janick gers multiplicando os acordes e solos e o vocal único de bruce dickinson mandando ver com seu toque teatral à frente do iron... bom demais, bom demais!!!
e, de resto, voltar para casa com a camisa suada, com a alma lavada, feliz da vida.
(e já pensando no kiss, em abril).
[crédito da foto: andré durão/g1]
* Essa resenha foi apagada no blog antigo, apesar de conseguir recuperar o post, os comentários tive que republicar no corpo da resenha.
10 comentários:
DAGON disse...
Iron Maiden é algo imcomparável né Lu? Apesar de ser do Rio fui ver ver o show de sampa pq aki os poucos colegas rockeiros não iriam ao show e foi um fim de semana realmente inesquecível.
O show do kiss vou deixar passar por falta de e$scolha, rs, mas o sabbath com certeza verei, se quiser compania pra assistir to dentro.
Bjs.
18 Março, 2009 22:09
Marcello 'Maddy Lee' L. disse...
Hey, Lu!
Que beleza! Me senti um daqueles que estava ao seu lado; me vi pegando o metrô na Saens Peña e fazendo coro em two... minutes... to miiiiiidnight! rsrsrs E, depois, voltando, encharcado e feliz. Mas agora moro longe e só posso sonhar e ficar feliz pelos amigos.
Respondendo o seu comentário do post anterior, fiquei amarradaço quando vi seu desenho 'The Electric Swamp'; aí eu não poderia deixar de utilizá-lo no banner e acho que o resultado ficou bem bacana mesmo.
Uma pergunta 'técnica': qual é o material que você usa? Nanquim? A4?
Ontem eu e Lud (minha digníssima), ficamos viajando nos seus desenhos, escolhemos seis deles (Round Reversion, Owl, Point Of No Return, A Day In Beach, Growing e Seed Of Hope) imprimimos todos eles, colocamos em molduras pretas e/ou brancas e adornamos uma de nossas paredes que ainda estava nua, ficou perfeito! Então não podemos deixar de te agradecer e te parabenizar pela sua maravilhosa Arte. VALEU!!! rsrs
(depois manda a conta... rsrsrsrsrs)
Um beijo e um abraço nosso, e até!
Marcello & Lud
18 Março, 2009 23:49
lu gasp disse...
oi, dagon! realmente, o show do iron é incomparável! e aqui no rio foi bem tranquilo. pelo que li no hard&heavy sua ida ao show de sampa foi uma verdadeira saga... rsrs... mas que valeu muito a pena, né? são essas aventuras malucas que dão graça à vida!
é, esse negócio de muitos shows tão próximos um do outro é de doer o coração, fica a vontade de ir a todos, mas assim a gente acaba falindo! o problema é que fico pensando que não sei quando ou se terei a oportunidade de assistir ao tal show novamente, então acabo me apertando, ficando um tempo meio sem grana, mas ah... tá valendo! a energia que rola num show muitas vezes é algo indescritível, só estando lá para sentir.
:D
Abraços!
19 Março, 2009 13:58
lu gasp disse...
oi marcello, e lud,
eu uso diversos materiais e tipos de papel para meus desenhos. gosto muito de trabalhar com nanquim e com marcadores, o formato/tamanho do suporte varia à beça...
trabalho com pintura em tela, sempre com tinta acrílica. nas últimas tenho trabalhado um pouco a cor, estão ficando interessantes. podem conferir no flickr:
http://www.flickr.com/photos/lugasp/
como disse antes, fico contente que tenham gostado da minha arte e achei legal a improvisada que vocês fizeram imprimindo e emoldurando, apesar de me perguntar como ficou a qualidade da imagem.. em geral trabalho com impressões de alta qualidade, posters no tamanho que me encomendam e assinando as gravuras, que são numeradas.
fiquei curiosa com a escolha que fizeram desses seis desenhos, gostaria de saber se usaram algum critério específico ou simplesmente escolheram o que gostaram mais e pronto. quem sabe vocês me mandam uma foto dos quadros qualquer dia desses, seria legal poder ver como ficaram.
abraços, da
lu
19 Março, 2009 14:22
DAGON disse...
Po Lu se valeu a pena... Foi o melhor fim de semana que passei na vida, tanto pelo show quanto pelas pessoas que conheci, esse momento vai me acompanhar a vida toda.
Maior sacanagem virem todas essas bandas de uma vez só, haja grana pra ver todas, ainda achei o show do Kiss bem caro, esses produtores devem pensar que rockeiro é tudo endinheirado, rs.
Seguinte Lu, lá no post nostalgico do Iron mandei uma mensagem pra vc e Guzz deixando meu email para que vcs entrem em contato, já falei com o Guzz e ele já mandou email, se vc ainda não viu deixo meu email aqui.
dagonpdl@oi.com.br
Abs.
20 Março, 2009 20:49
lu gasp disse...
pois é dagon, os ingressos estão caríssimos! parece que os caras perderam a noção. ano passado eu gastei uma grana preta em shows do ozzy, whitesnake, judas. ainda bem que todos valeram muito a pena! :)
já respondi no hard&heavy e deixei email.
abraços!
20 Março, 2009 23:23
Marcello 'Maddy Lee' L. disse...
Querida Lu,
infelizmente ficarei te devendo as fotos, porque nossas câmeras (recém-compradas)foram roubadas na nossa última semana de férias, no ano passado.
Eu tenho um impressora bem boa da HP e imprimimos num papel especial, um pouco mais grosso que o normal, com uma leve textura que, se você olhar beeem de perto, parece uma tela. Ficou bacana porque esse papel 'chupou' bem a tinta e ficou com um aspecto de 'matéria-prima' (rsrsrsrs). Imprimimos em tamanhos mais ou menos parecidos, o maisor com 20cm e o menor com 15cm de comprimento; acho melhor imprimir assim, menor, para que não perca na resolução/definição final.
Para a escolha dos desenhos, seguimos nosso gosto ou identificação; cada um escolheu 8; desses 8, 4 foram iguais e depois cada um escolheu um outro.
Acho que sua arte tem várias influências; vejo algo de grafitti, Escher, Roger Dean, cubismo e pop art, entre outras, mas é a sua 'assinatura' que mais me encanta, e também o preto e branco.
Faz o seguinte: como acho que esse papo pode se estender muito mais, deixe lá nos comentários do Pântano o seu e-mail, que eu não publicarei, OK?
Acabei de dar uma olhada no flickr e também gostei bastante dos coloridos, ganharam profundidade e dimensão inesperados - muito bom!
Só pra finalizar: acho muito maneiro você dar nomes de músicas pras suas artes! rsrsrs
Beijaço.
Valeu!
ML
23 Março, 2009 13:10
Ju disse...
Luu!!
Acho que fomos abençoadas diz ae?!
Roqueiras de alma que puderam ver esse show q foi absurrdoo ...
Bjuss :D
23 Março, 2009 16:03
lu gasp disse...
oi, marcelo!
pô, ficar sem as câmeras assim... que final de férias, hein?
meu email: lugasp33@yahoo.com.br, deixarei também no pântano elétrico.
mais uma vez, obrigada pelos elogios ao meu trabalho. fico feliz que goste!
Abraços!
23 Março, 2009 20:21
lu gasp disse...
oi, ju!
foi um showzaço mesmo. impecável, bom demais!
e que venham outros!
abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário